Selênio, inclua na alimentação diária.

Florestabilidade, uma viagem ao mundo das castanhas.
30/07/2018
Castanha do Brasil (Pará) com casca, vale a pena?
10/08/2018
Florestabilidade, uma viagem ao mundo das castanhas.
30/07/2018
Castanha do Brasil (Pará) com casca, vale a pena?
10/08/2018
https://www.youtube.com/watch?v=ovaoAm1schU&feature=youtu.be

 

Primeiramente, o selênio é um mineral com importante ação antioxidante. Uma dieta pobre, baseada em alimentos industrializados e refinados, é um dos principais motivos para a deficiência de selênio. O refinamento dos alimentos causa perda significativa de selênio. Por exemplo, no pão integral a quantidade de selênio é duas vezes maior que no pão branco.

Em outras palavras, quando a dieta é pobre e deficiente em selênio, os sintomas percebidos são dores musculares, fadiga e fraqueza muscular, também podem ser observadas manchas brancas nas unhas.

Grãos são boas fontes do mineral, porém tudo vai depender da concentração de selênio no solo e água onde crescem. A castanha do Brasil (Pará) é considerada a melhor fonte e o consumo diário fornece todo o mineral necessário para o dia.

O mineral que participa da formação de enzimas tem ação antioxidante. Também melhora a utilização da vitamina E, importante na neutralização dos radicais livres. Assim atua retardando o processo de envelhecimento e prevenindo doenças cardiovasculares.

Na deficiência do mineral, é observada maior produção de substancias pró-inflamatórias por nosso corpo. Assim o sistema imunológico fica sobrecarregado e mais fraco.
O uso do mineral tem papel no bom funcionamento do sistema imunológico, evitando gripes, infecções e viroses.

O consumo adequado de selênio, zinco e iodo está relacionado ao bom funcionamento da tireoide. Estudos mostram que a deficiência do mineral pode reduzir a conversão dos hormônios da tireoide, de T4 em T3, que é a forma mais ativa do hormônio.

Já conhece os nossos produtos? 

Por fim, não esqueçam de nos seguir em nossas redes sociais para dicas, receitas, novidades e promoções: Facebook e Instagram.

Comments are closed.