Damasco – Sua história e benefícios.

Ameixa – Sua história e benefícios.
20/09/2021
Tâmara – Sua história e benefícios.
25/09/2021
Ameixa – Sua história e benefícios.
20/09/2021
Tâmara – Sua história e benefícios.
25/09/2021

Damasco – Sua história e benefícios.

História

Sua origem ainda é um pouco incerta, alguns pesquisadores afirmam ser da Armênia (por conta de seu nome armeniaca), mas a grande maioria diz terem surgido na Sibéria e na China, porém sua localização de origem dentro da China é totalmente controversa.

É uma fruta bem antiga com registro de mais de 5.000 anos e ainda especula-se que as maçãs dos Jardins do Éden na verdade eram damascos.

Além disso, foi levada para o Oriente Médio que se tornou o ponto de maior produção do mundo.

O damasco é o fruto do damasqueiro (Prunus armeniaca), árvore que pode chegar até 7 metros de altura. A fruta foi introduzida na Inglaterra, durante o século XVIII, e na América do Norte, em 1920. Hoje em dia, existem diversas espécies híbridas do damasco, consumidas em vários países do mundo.

Em Malatya, Turquia, existe a maior produção de damascos secos no mundo, de 65% a 80% da produção mundial.

No Brasil, o damasco ainda é pouco consumido, de certo, por ser pouco cultivado em nosso país.

Aqui no Brasil, o damasco é apenas cultivado no Rio Grande do Sul e regiões frias de Minas Gerais. Por isso é mais fácil encontrá-lo na forma seca, que geralmente é importada.

Benefícios para saúde

As sementes do damasco têm propriedades benéficas e medicinais. Essa fruta contém ferro, magnésio, potássio, fósforo, vitaminas A, C, K,B3, B5 e B9 e vários outros nutrientes.

Graças à todas as propriedades e composição nutricional do damasco, em especial, a alta concentração de carotenoides, principalmente, betacaroteno, um poderoso antioxidante muito bom para a saúde, essa fruta nos oferece muitos benefícios.

Anticancerígena 
Dra. Juliana Rossi Di Croce em um artigo para o site SEMAGRO, explica que estudos recentes indicam que as sementes (caroços) do damasco combatem o câncer devido ao seu teor de laetrila, também conhecida como vitamina B17, que tem a capacidade de eliminar células cancerosas.
Ação rejuvenescedora e regeneradora
Por ser rico em antioxidantes, como vitaminas C e A, o damasco tem efeito restaurador para as células de nosso organismo.
Promove a Saúde do Coração
A vitamina C e o betacaroteno presentes neste fruto, atuam como cardioprotetoras, além disso, as fibras do damasco previnem a aterosclerose e o enfarte do miocárdio.
É digestiva
Ricos em fibras, o damasco é de fácil digestão, além do mais, os taninos presentes nesta fruta ajudam a melhorar o funcionamento do aparelho digestivo e protegem a mucosa intestinal.
Saudável para os olhos
Rico em vitamina A e carotenoides, o damasco favorece uma visão saudável. Segundo informação da Dra. Juliana Rossi Di Croce, um relatório científico afirma que comer três ou mais porções de frutas com estes nutrientes diariamente, ajuda na prevenção de doenças oculares relacionadas à idade como, por exemplo, a degeneração macular.
Combate a anemia

Por conter boa quantidade de ferro e de cobre, o damasco contribui para a formação da hemoglobina, dessa forma previne o desenvolvimento da anemia.

Beneficia a pele

Devido aos nutrientes rejuvenescedores e antioxidantes contidos no damasco, utilizá-lo na forma de óleo beneficia e trata a pele, tanto para mantê-la saudável, como para combater eczema e sarna.

Equilibra os níveis de colesterol sanguíneo

O betacaroteno contido no damasco evita a oxidação do colesterol LDL e desintoxica o sangue, prevenindo o aumento desse “mau” colesterol e consequentemente doenças cardiovasculares.

Ajuda a manter a boa forma

O poder diurético do damasco e o potássio contido nesta fruta, agem na prevenção e redução da retenção de líquidos, edema, hipertensão arterial e gota.

Serve como reforço nutricional e energético – o damasco é ótimo aliado para quem precisa de um reforço na alimentação, como por exemplo: atletas, crianças, idosos, grávidas, pessoas com anemia ou deficiências nutricionais.

Usos e utilidades do Damasco

Por fim, para incluir e usufruir do damasco, de forma regular na alimentação do dia a dia, o ideal é consumi-lo entre as refeições ou na hora do lanche, juntamente com outras frutas, castanhas, nozes, sementes de abóbora, mix de cereais, vitaminas, saladas de frutas e outras formas, sendo assim, um grande reforço em uma alimentação equilibrada e nutritiva.

Na Castan & Nuts você encontra seu damasco seco em pacotes de 500g à vácuo. Nessa embalagem mantemos suas propriedades antioxidantes e sabor acentuado por muito mais tempo, além de evitar a proliferação de microorganismos e a deterioração do alimento.

Já conhece os nossos produtos? 

Não esqueçam de nos seguir em nossas redes sociais para dicas, receitas, novidades e promoções: Facebook e Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *