Cooperativa de castanha de caju no Sergipe.

Castanha de baru, afrodisíaca.
15/07/2019
Exportações de castanha do caju 2019.
01/09/2019
Castanha de baru, afrodisíaca.
15/07/2019
Exportações de castanha do caju 2019.
01/09/2019

Vejam que interessante essa Cooperativa de castanha de caju no Sergipe. Está Localizada no agreste sergipano, município de Carrilho, a 60 km da capital.

Acima de tudo e apesar das dificuldades, 90% da população vive da castanha de caju.

Dessa forma, empresas privadas, com o apoio do SEBRAE, investiram na região através de máquinas e capacitação dos trabalhadores, criando algumas cooperativas. Assim, o município se tornou o maior beneficiador do estado.

Há mais de 50 anos, as pessoas que vivem no Povoado Carrilho, município de Itabaiana/SE, têm uma cultura bem singular e da qual sobrevivem, que é a tradição de fazer o beneficiamento de castanha de caju. Mais de 90% dos moradores da comunidade estão envolvidos no trabalho artesanal com castanhas. “Antes a cultura econômica do Carrilho era feita com a venda de cebola em feira livre, depois criou-se essa cultura e hoje todos aqui estão envolvidos nesse processo seja direta ou indiretamente”, comenta a presidente da COOBEC, Maria Cristina da Silva.

Em 2014, esses trabalhadores se juntaram com o objetivo de crescer e valorizar o produto, formaram então a Cooperativa de castanhas dos Beneficiadores de Castanha – COOBEC, que veio como um divisor de águas melhorando a produção em si, até então vista apenas como produção de fundo de quintal. “Essa turma mais nova que está aqui no Carrilho teve essa visão e enxergou a necessidade de melhoria, de precisar se organizar para poder crescer. Atualmente temos 26 pessoas, cada uma de uma família, trabalhando na cooperativa juntamente com o apoio do Sebrae”.

Vejam o vídeo abaixo – Cooperativa de castanha de caju no Sergipe.

https://youtu.be/0wXnvfKBo6M

Já conhece os nossos produtos? 

Por fim, não esqueçam de nos seguir em nossas redes sociais para dicas, receitas, novidades e promoções: Facebook e Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *