Você sabe o que é Alzheimer?
21/06/2019Castanha de baru, afrodisíaca.
15/07/2019Castanheiros os guardiões da Floresta Amazônica no Amapá.
Vejam que matéria fantástica! Um festival de cores e fotos surpreendentes dentro da Floresta Amazônica (acessem o link no final do post).
A Vila de São Francisco do Iratapuru, ao redor da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do rio Iratapuru, no sul do estado do Amapá, tem a sua rotina completamente alterada todos os anos entre os meses de março e julho.
Em outras palavras, nesse período, a maior parte dos 300 habitantes que compõem as 68 famílias do local, se voltam ao chamado ciclo de coleta e extração da castanha do Brasil.
Ponto reconhecido como inerente ao trabalho: manter a floresta em pé, juntamente, utilizando de forma consciente e responsável os seus recursos.
Em outras palavras, isso envolve observar movimentações suspeitas de caçadores ou de outras formas de ação predatória na reserva, como o garimpo e o corte ilegal de madeira.
Ao longo dos anos, são transmitidas as técnicas e saberes necessários para a coleta nos castanhais, o senso de afeto e respeito como modo de interação com a mata.
A Reserva Sustentável do Rio Iratapuru
A RDS do rio Iratapuru conta com 806.184 hectares e foi instaurada em dezembro de 1997 com a criação da Lei Estadual nº 0392.
A princípio, resultou de mobilizações que envolveram as populações locais e os esforços do governo estadual.
Afinal, o Amapá é o estado com a maior cobertura vegetal do país.
Faz parte de um processo de luta ambientalista que ganhara força aproximadamente uma década antes, com o movimento liderado por Chico Mendes.
Acessem o link e vejam a matéria completa – Castanheiros os guardiões da Floresta Amazônica no Amapá: http://bit.ly/castanheirosguardioes
Já conhece os nossos produtos?
Por fim, não esqueçam de nos seguir em nossas redes sociais para dicas, receitas, novidades e promoções: Facebook e Instagram.