Castanhas de caju cruas?

Exportação da castanha de caju.
23/02/2019
Principais nutrientes encontrados na castanha de caju.
24/02/2019
Exportação da castanha de caju.
23/02/2019
Principais nutrientes encontrados na castanha de caju.
24/02/2019

Castanhas de caju cruas, por que devemos evitar comê-las dessa forma?

A castanha de caju é uma importante oleaginosa com vários benefícios para o nosso organismo. Além disso, é um dos aperitivos prediletos dos brasileiros. Ela cai muito bem com uma cervejinha de fim de semana. Fala a verdade, ela cai muito bem a qualquer momento e em qualquer lugar.

Porém, existe uma característica da castanha de caju que talvez você já tenha reparado. Grande parte das castanhas de caju são vendidas torradas.

A única outra forma em que você encontra a castanha, é vinda direta no caju quando você compra fresco na feira ou no supermercado. Mas quer uma dica? Evite comê-las assim, crua.

Por qual motivo?

O motivo pelo qual você deve evitar comer a castanha de caju crua, é por causa da toxina urushiol. Ela é encontrada dentro da castanha e é o mesmo elemento encontrado na planta hera venenosa. A toxina agressiva pode causar mal a pele, quando entra em contato direto com ela. Se ingerida, pode causar uma séria alergia de pele, irritando-a bastante. E segundo pesquisas, essa toxina pode até ser letal dependendo da quantidade consumida e de pessoas com organismos sensíveis a ela.

Por isso é tão importante comprá-las torradas. Ainda sim, no momento em que são torradas na indústria, muitos funcionários se machucam na hora de remover a casca da castanha, causando machucados graves. Quem quiser realizar esse procedimento em casa, deve usar luvas bem grossas para se proteger.

Mesmo assim, quem ainda preferir consumi-las cruas, precisará de um alto nível de calor para acabar com a toxina e não correr riscos.

Existem dois processos mais utilizados para fazer esse processo de eliminar a toxina. O industrial que faz a lavagem, umidificação, cozimento, esfriamento, ruptura da casca e estufamento. Já os indígenas, torram a castanha diretamente no fogo para remover o chamado “LCC – Líquido da Castanha de Caju”, ou a toxina como nós chamamos.

Já conhece os nossos produtos? 

Por fim, não esqueçam de nos seguir em nossas redes sociais para dicas, receitas, novidades e promoções: Facebook e Instagram.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *