Diabetes Tipo 2.
26/12/2019Quantas oleaginosas devo comer por dia?
03/03/2020A Castanha de Baru (Dipteryx alata), da família Fabaceae, é o fruto do baruzeiro, árvore nativa do cerrado localizado no Planalto Central do Brasil. O fruto apresenta coloração marrom e uma única semente (Castanha de Baru) comestível.
Também conhecida como cumaru e cambaru, essa leguminosa vem ganhando destaque por suas propriedades nutricionais e sabor agradável ao paladar .
A Castanha de Baru apresenta um sabor menos acentuado que o do amendoim, sendo consumida de diversas formas: torrada como aperitivo, em receitas para a produção de barras de cerais, bolos, cookies, entre outros.
Suas propriedades são únicas e seus benefícios surpreendentes. Com tantos benefícios, o baru merece fazer parte do nosso cardápio.
Seu nome varia conforme a região: cumbaru, barujó, castanha de burro, feijão-coco, fruta-de-macaco, paucumaru ou emburena-brava.
Valor Nutricional
Análises realizadas mostram que a castanha do baru é rica em fósforo, potássio, cálcio, magnésio, zinco e ferro; em ácidos graxos essenciais e em vitamina E, responsável pelo ‘antienvelhecimento’.
Seu alto valor nutricional vem despertando o interesse de quem busca uma alimentação natural, saudável e diversificada. Suas propriedades também são usadas na indústria da beleza. O óleo extraído do baru é usado tanto na cozinha quanto na cosmética.
Como consumir
O ideal é comer o baru torrado, já que, assim, é possível inativar os chamados fatores antinutricionais, que podem interferir na absorção de minerais como cálcio e zinco. Devido ao seu alto teor de tanino, o baru não deve ser ingerido cru, pois pode provocar grave indigestão.
Mas, os benefícios apenas serão obtidos se a amêndoa de baru fizer parte de uma alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras e legumes e com baixo consumo de itens cheios de açúcar, gorduras saturadas e sódio.
Não há uma ingestão diária recomendada precisamente, mas costuma-se sugerir o consumo de 20 a 40 gramas diariamente (o que equivale, em média, de 12 a 24 unidades).
Em relação a contraindicações, como a castanha de baru é um alimento rico em proteínas, a restrição seria para quem tem uma dieta restrita neste macronutriente.
Já conhece os nossos produtos?
Por fim, não esqueçam de nos seguir em nossas redes sociais para dicas, receitas, novidades e promoções: Facebook e Instagram.