Castanha do Brasil (Pará) x Ovo.
25/07/2018Castanha do Brasil (Pará) emagrece.
25/07/2018Nesse post falaremos brevemente sobre a dificuldade de encontrar castanha do Brasil (Pará).
Por que só a encontramos em poucos países?
Conforme historiadores, essa nobre castanha já era conhecida pelos ingleses desde o final do século 18. Os ingleses já estavam consumindo a castanha por meio de importações portuguesas. Existem anúncios de jornais na Inglaterra (fotos), que já divulgavam a castanha do Brasil (Pará), tapioca e arroz do Pará.
Apelidada de brazil nut pelos ingleses, a planta foi alvo de planos mercantis ousados por parte dos europeus. Os ingleses, que já tinham levado a seringueira da Amazônia para a Malásia para plantá-la, quebrando assim a economia brasileira da borracha, tentaram fazer algo similar com a Castanha do Brasil (Pará).
Sementes da castanheira foram enviadas para a Jamaica, para Trinidad, em seguida para o jardim botânico inglês e de lá para a Ásia. As tentativas de plantio aconteceram no Sri Lanka, na Malásia e até mesmo na Austrália, mas não deu resultado em termos comerciais, afirmam os historiadores ao explicar que, para ser produzida em grande escala, a planta precisa de insetos polinizadores, um gênero específico de abelhas. Gênero que só existe na Amazônia e que precisa estar perto da floresta para fazer a polinização. Ou seja, a dificuldade de encontrar a castanha do Brasil (Pará), depende muito de um ecossistema específico.
Árvore Castanheira, uma das maiores da Amazônia, podem chegar até 50 metros de altura. O tronco mede geralmente 2 metros de diâmetro, mas já foram encontrados exemplares com 5 metros. Vivem mais de 500 anos, mas também já foram encontrados exemplares com mais de 1.600 anos.
Alimentado prioritariamente pelas exportações brasileiras, o mercado europeu foi acompanhado pelo surgimento de uma demanda dos Estados Unidos, país no qual a amêndoa foi popularizada no começo do século 19.
Segundo os historiadores, nos EUA, existiu uma sociedade importadora de castanha, a Brazil Nut Association Criado em 1933, o grupo comprava, distribuía e cuidava das propagandas (fotos em anexo) em grandes veículos de imprensa, dentre eles, a famosa revista Life.
Em visita ao Pará, em 1940, o presidente Getúlio Vargas observa o fruto da castanheira – Foto: Revista Life (EUA)
Já conhece os nossos produtos?
Por fim, não esqueçam de nos seguir em nossas redes sociais para dicas, receitas, novidades e promoções: Facebook e Instagram.