Uvas Passas – Sua história e benefícios.

Tâmara – Sua história e benefícios.
25/09/2021
A semente de abóbora e a próstata.
24/10/2021
Tâmara – Sua história e benefícios.
25/09/2021
A semente de abóbora e a próstata.
24/10/2021

Uvas Passas – Sua história e benefícios.

História

A princípio, seu consumo teve início na pré-história e sua origem no Oriente Médio, quando as uvas caíam e secavam naturalmente. Em seguida, foram para Europa, onde os europeus passavam a guardar sementes e secar frutas por causa do período de baixas temperaturas. Ficaram muito populares entre gregos e romanos. Durante a celebração do novo ciclo, os romanos comemoravam a vida e pediam por mudanças internas, externas e melhores energias para o futuro.

Dessa forma,  a uva representava fartura e prosperidade, bem como, o distanciamento da fome e da pobreza. Portanto, a uva carrega uma simbologia milenar associada a festividades, alegria, prosperidade, fartura e longevidade. Posteriormente, os fenícios e egípcios foram responsáveis pela popularização da produção, assim como, na disseminação para o mundo ocidental.

Contudo, o alimento ainda estava associado ao Deus Baco, Deus do vinho. Logo após o estabelecimento do cristianismo no Império Romano, os festivais pagãos foram absorvidos e substituídos por celebrações cristãs. Assim como, o período passou a ser de celebração do Natal, mas com a manutenção de alguns hábitos, assim também, com a inclusão da uva passa nos alimentos.

Benefícios para saúde

Em primeiro lugar, a uva passa nada mais é que a fruta in natura desidratada, ou seja, passa por uma técnica de secagem o qual reduz a sua umidade e com isso dificulta a proliferação de microrganismos que provocariam a deterioração da fruta fresca, bem como, conservando as características do produto natural.

Hoje em dia, o processo de secagem e desidratação é feito de maneira artificial, a fim de garantir o armazenamento das frutas por muito mais tempo. Nesse sentido, temos um ganho no processo de estocagem, venda e no transporte do alimento por grandes distâncias.

Em seguida, citaremos 14 benefícios para o nosso organismo:

1) Regulação intestinal

Por terem fibras, as uvas passas contribuem para o processo digestório e têm efeito laxativo, dando aquela força para quem tem intestino preso. Além disso, ela favorece a absorção de nutrientes e ajuda na eliminação de toxinas e radicais livres, que podem piorar a constipação.

Uma porção de 40 gramas de uva passa tem 1,5 grama de fibras — o equivalente a 6% das necessidades das mulheres e 4% da dos homens.

2) Fortalecimento imunológico

É rica em vitaminas de complexo B, além de minerais como o ferro, essenciais para prevenção de anemia. A uva passa ainda conta com cobre, estimulante natural para a produção contínua de células vermelhas. Por fim, tem arginina e ajuda no fortalecimento do corpo contra fraquezas e mal estar.

3) Estímulo sexual

Eis uma associação que poucas pessoas fazem, mas a uva passa pode ajudar muito na vida sexual. A arginina presente no alimento é um aminoácido importante para a libido. É especialmente recomendada para homens que sofrem com disfunção erétil.

4) Ajuda o coração

Uvas passas ainda são ricas em catequina, antioxidante eficaz para eliminar o colesterol e limpar as artérias, além de regular a pressão e colaborar com a boa circulação.

5) Colabora com a prevenção do câncer

Por ter antioxidantes que agem contra os radicais livres, a uva passa ajuda a evitar agentes correlacionados ao surgimento de tumores.

6) Age contra infecções

Os chamados fitonutrientes pofenólicos, presentes na uva passa, têm propriedades anti-inflamatórias e ajudam na redução de febres e ação de bactérias.

7) Trabalha no cuidado dental

O ácido oleanolico, presente nas uvas passas, atua contra cáries, sensibilidade e fragilidade dentária ao impedir o desenvolvimento das bactérias responsáveis pelo tártaro. O ácido ainda é útil contra o mau hálito. Além disso, por ser rica em cálcio, fortalece os dentes e seu esmalte.

8) Regula a acidez

O potássio e o magnésio, abundantes na uva passa, são essenciais para regular a acidez do corpo e, com isso, evitar cálculos renais, gota, tumores, câncer, artrite, perda de cabelo ou doenças de pele.

9) Dá energia

A frutose aumenta o nível energético e ajuda a absorver minerais e vitaminas importantes. Com isso, aumenta-se o rendimento físico em atividades do cotidiano.

10) Fortalece os músculos

O potássio também ajuda na melhor contração dos músculos e do sistema nervoso. Quando unido a uma quantidade moderada de sódio otimiza o processo de hipertrofia .

11) Controle de peso

Se você precisa ganhar peso, as uvas passas são um tanto calóricas e podem te ajudar. Mas se o seu objetivo é perder peso, não se preocupe. Aliada a uma dieta elaborada por um profissional, ela pode sim, ajudar a perder peso se consumida com moderação, pois é muito rica em nutrientes.

12) Deixa os olhos saudáveis

Os fitonutrientes ajudam a evitar os efeitos da oxidação e do tempo nos olhos, melhorando a circulação do sangue e nutrindo os capilares. Além disso as vitaminas de complexo A, quando ingeridas em quantidade moderada, atuam contra radicais livres relacionados à catarata, redução da qualidade da visão e degeneração macular.

13) Fortalece ossos

O cálcio e o ferro não só ajudam os dentes, como também os ossos a ficarem mais fortes e resistentes. Além disso a uva passa tem boro, que auxilia na composição óssea.

14) Fortalece o sistema nervoso

Os minerais e as vitaminas do complexo B também são bons para quem sofre de exaustão física, estresse ou fadiga crônica. São importantes também para idosos e estudantes, uma vez que melhoram funções cerebrais e evitam a perda de memória. Ainda contam com flavonoides, antioxidantes e miricetina, que ajudam a evitar doenças cognitivas, como o Alzheimer.

Na Castan & Nuts você encontra suas uvas passas escuras sem semente em pacotes de 500g à vácuo. Nessa embalagem mantemos suas propriedades antioxidantes e sabor acentuado por muito mais tempo, além de evitar a proliferação de microorganismos e a deterioração do alimento.

Já conhece os nossos produtos? 

Por fim, não esqueçam de nos seguir em nossas redes sociais para dicas, receitas, novidades e promoções: Facebook e Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *