A castanha de caju (do tupi-guarani acayu ou aca-iu, que significa ano, uma vez que os indígenas contavam a idade a cada safra) é a castanha mais tradicional e consumida no mundo. No Brasil, ela é típica da região nordeste.
A importância da “cajucultura” para região nordeste.
No Brasil a encontramos em abundância no estado do Ceará (50% da produção nacional), seguidos pelos estados do Rio Grande do Norte (22%) e Piauí (18%), os quais juntos, representam cerca de 90% do total produzido.
Os estados da Bahia, Maranhão e Pernambuco complementam a produção nacional. A “cajucultura” é uma das principais fontes de renda dos produtores rurais do Nordeste.
O cajueiro foi levado pelos portugueses do Brasil para a África e a Ásia. Em Goa (cidade litorânea da Índia), o cajueiro chegou no século XVIII para a estabilização de taludes e para resolver problemas de erosão.
Hoje a castanha de caju é comum em todas as regiões do planeta onde exista um clima suficientemente quente e úmido, distribuindo-se por mais de 30 países, sendo os cinco maiores produtores mundiais, Vietnã (941.600 toneladas), a Nigéria (636.000 toneladas), a Índia (573.000 toneladas), o Brasil (236.140 toneladas) e a Indonésia (122.000 toneladas), que juntos, são responsáveis por mais de 80% da produção mundial.
A amêndoa mais popular do mundo?
A castanha de caju é demandada atualmente por mais de 150 países, pois é considerada uma das amêndoas mais saborosas do mundo, devido ao seu sabor “amanteigado”. Os Estados Unidos são o maior importador da castanha.

Castanha de Caju crua.

Castanha de caju torrada.
A castanha é o verdadeiro fruto do caju, enquanto o pedúnculo, que é a parte comestível, in natura, é o falso fruto.
A castanha possui uma única semente, que não se abre na época da maturação e é constituída de três partes distintas: casca, película e amêndoa. A casca é constituída de um tecido esponjoso, cujas cavidades são preenchidas por um líquido viscoso, cáustico, facilmente inflamável e de cor escura.
A amêndoa é a parte comestível do fruto e dita, propriamente, como a semente do caju, tendo em média 30% do peso da castanha.

Fruto (castanha) com pseudofruto (parte amarela)
Você sabia que o maior cajueiro do mundo está no Brasil?
Sim, está localizado na praia de Pirangi, município de Parnamirim no estado do Rio Grande do Norte (21 km da capital Natal). O lugar é um ponto turístico pelas belas praias, e claro, pelo cajueiro que ocupa 8.500 metros quadrados. A árvore produz cerca de 80 mil cajus por safra, o que dá mais de duas toneladas e meia da fruta.
Se fosse comparar com o tamanho e a produção de um cajueiro convencional, seria o equivalente à 70 árvores destas ocupando o mesmo espaço.
O feito da árvore gigante foi conseguido pelo pescador Luís Inácio de Oliveira, em 1888, que mesmo sem a aplicação de química, a planta cresceu descontroladamente e sem prováveis explicações.
O pescador faleceu aos 93 anos e deixou um legado cultural incrível para a cidade.
Cientistas estudaram o cajueiro e concluíram que a árvore possui duas anomalias genéticas. A primeira é pelo crescimento de seus galhos, que ao invés de crescerem para cima, cresceram para os lados.
A segunda anomalia é uma extensão da primeira, onde os galhos mais baixos passaram a criar raízes e originar outros galhos, como se fossem novas árvores.

O maior cajueiro do mundo localizado no município de Parnamirim (RN)

O Cajueiro (Anacardium occidentale) é encontrado em muitos países com clima quente e úmido.
Classificação e formas de consumo.
Assim como outras amêndoas e castanhas, a castanha de caju também possui suas classificações. Como trata-se de uma classificação complexa (internacional), resumimos:
- Primeira qualidade (alvas);
- Segunda qualidade (levemente amareladas);
- Terceira qualidade (manchadas);
- Quarta qualidade (brocadas).
Tamanhos:
- SLW (120 a 180 castanhas – cores SLW1 e SLW2);
- LW (181 a 210 castanhas – cores LW1 e LW2);
- W240 (211 a 240 castanhas – cores W1-240 e W2-240);
- W320 (241 a 320 castanhas – cores W1-320 e W2-320);
- W450 (321 a 450 castanhas – cores W1-450 e W2-450);
- W3 (inteiras de terceira qualidade-manchadas) e
- W4 (inteiras de quarta qualidade-brocadas).
E ainda temos a classificação das castanhas quebradas:
- Banda Tipo B (batoque de primeira, segunda e terceira qualidade);
- Banda Tipo S (banda/metades inteiras de primeira, segunda e terceira qualidade) e
- Banda Tipo P (pedaços de primeira, segunda e terceira qualidade).
Para completar ainda temos:
- os pequenos pedaços (SP);
- a granulada (G);
- o xerém (X) e
- a farinha (F)
Podemos encontrar a castanha de caju de diversas formas para o consumo, como cruas (ideal para fazer o leite), torradas ou caramelizadas.
Também pode ser utilizada como recheio de tortas, bolos, sorvetes, açaís, risotos, massas, saladas, etc.
Além do consumo, o “Líquido da Castanha de Caju” ou LCC, depois de beneficiado é utilizado em alguns setores da economia, como na fabricação de resinas, vernizes, detergentes industriais, inseticidas, fungicidas, materiais de fricção, lonas de freio e outros produtos derivados.
Propriedades da castanha de caju.
- Ajuda contra o câncer: Possui flavonoides de super poderes. Eles são chamados de Proantocianidinas, e agem contra a ação de células que contribuem com a formação de tumores. Esses flavonoides contam com o reforço e os benefícios do Cobre, contido na castanha, que auxilia na função anticancerígena.
- Positiva para o sistema cardiovascular: Baixo teor de gorduras, o que pode ser conveniente para pessoas que lidam com dúvidas e faltas de opções para lanches em suas dietas. E comparada a outros frutos secos, a castanha de caju se mostra superior, e a ação positiva sobre o coração e sistema cardiovascular é justificado pela porção de ácido oleico contido no alimento, junto aos antioxidantes e ausência de colesterol.
- Controle de pressão arterial: Lidar com a pressão arterial é um problema para muitas pessoas, e os benefícios da castanha de caju também podem favorecer o equilíbrio saudável. O Magnésio presente no fruto pode ajudar a manter a pressão sob controle, evitando que ela se eleve, prejudicando a saúde.
- Cabelos fortes: O Cobre, importante na ação anticancerígena, também é funcional para a saúde dos cabelos. Ele contribui com a manutenção e pigmentação dos fios. O mineral é importante para a produção de melanina, o que retarda o surgimento dos fios brancos, além de proteger os cabelos. O mineral ainda pode beneficiar a flexibilidade dos vasos sanguíneos e articulações.
- Bile saudável: O fruto pode ser funcional para retardar o surgimento de cálculos biliares. Pesquisas afirmam que se reduz o desenvolvimento em até 25%.
- Ossos fortes: Excelente para ajudar na saúde dos ossos e dentes. O fruto é rico em Magnésio e Cálcio, minerais fundamentais para a saúde de toda estrutura óssea corporal.
- Emagrecimento: Se você está no grupo de pessoas preocupadas com a boa forma, saiba que a castanha de caju pode ser uma excelente opção para as suas refeições intermediárias. As castanhas de caju podem contribuir como fonte de gorduras boas, além de só possuírem colesterol bom, isentando-o do colesterol que é prejudicial à saúde.
- Ajuda o sistema digestório: Uma boa digestão é fundamental para aqueles que atentam para cuidados com a boa forma, por isso, o consumo de castanha de caju pode auxiliá-los a garantir que as refeições sejam digeridas de forma correta e em períodos regulares, evitando desconfortos pela má eliminação de toxinas, e também a retenção de líquidos.
- Ajuda contra Menopausa e TPM: Afirma-se que seguir dieta pode mexer, e muito, com os ânimos das mulheres, principalmente durante os dias de TPM. A castanha de caju também pode reduzir os impactos causados pela mudança de humor, por isso, o fruto é apontado como apoio para o relaxamento, indutor ao bom humor, garantindo assim sono de melhor qualidade.
- Ajuda o sistema imunológico: Para o fortalecimento o sistema imunológico, a suplementação de Ferro é uma das principais iniciativas. A castanha de caju possui porção significativa e Ferro, a qual é utilizada no processo de eliminação dos radicais livres que são apontados como prejudiciais à saúde e bem estar. O mineral é importante para a ação preventiva contra anemias e estados que podem comprometer a sua saúde e energia para a realização das atividades cotidianas.
- Olhos saudáveis: É importante que a atenção não o limite apenas aos cuidados com a boa forma, por isso, a castanha de caju se mostra um fruto completo, o qual também pode atingir, inclusive a saúde de seus olhos. Se consumida, moderada e regularmente, ela pode auxiliar na prevenção contra raios UV, reduzindo a possibilidade de ocorrência de degeneração macular.
- Ajuda contra a diabetes: Já sabemos que a castanha de caju se mostra superior aos demais frutos secos, e com porção muito reduzida de gorduras, é comparada ao azeite. Após análise de comportamento de alguns diabéticos, pode-se notar que, com a inserção da castanha de caju ao cardápio, aliada à uma alimentação com baixo teor de gorduras, os níveis de triglicerídeos foram reduzidos, favorecendo a saúde das pessoas que lidam com a oscilação dos níveis de açúcar na corrente sanguínea.
- Mais músculos: Para os que focam na hipertrofia, os benefícios da castanha de caju também podem ser convenientes, já que o fruto possui Magnésio, que combinado com o Cálcio, pode agir sobre o sistema nervoso e tônus muscular, favorecendo os músculos e células nervosas. A falta de Magnésio pode resultar em espasmos musculares, enxaquecas, dores, fadiga, e até mesmo em câimbras, as quais podem oferecer consequências para o bom rendimento nos treinos. Com o consumo regular de castanha de caju, esse fornecimento de Magnésio é preservado, e reduz a possibilidade de algumas dessas reações adversas.
Além de todos os benefícios e minerais citados acima, ainda encontramos na castanha de caju, proteína, fibras, manganês, fósforo, zinco, potássio, selênio e as vitaminas do complexo B, C, E e K.
Incorpore a castanha de caju em sua alimentação.
Na Castan & Nuts, você encontra castanha de caju diretamente dos produtores locais no interior do Ceará, das mais saborosas, com muita qualidade e preço acessível.
Embalagens metalizadas de 1/2 Kg (torradas e caramelizadas com mel e gergelim).
Já conhece os nossos produtos?
Não esqueçam de nos seguir em nossas redes sociais para dicas, receitas, novidades e promoções: Facebook e Instagram.