Escolhendo sua oleaginosa.

Beneficiamento da castanha de caju.
07/06/2020
App Castanhadora ganha prêmio de inovação da ONU.
07/06/2020
Beneficiamento da castanha de caju.
07/06/2020
App Castanhadora ganha prêmio de inovação da ONU.
07/06/2020

Escolhendo sua oleaginosa de acordo com suas necessidades.

Que as frutas oleaginosas trazem benefícios à saúde, todo mundo sabe. Ricas em proteínas, vitaminas, minerais e fibras, ainda ajudam em um sono de qualidade e controle do peso.

Por ter uma grande variedade de formas e sabores, as oleaginosas são consideradas petiscos práticos e saborosos. O jornal britânico Daily Mail fez uma seleção de quais castanhas escolher de acordo com os benefícios que trazem à saúde:

1) Reduzir o colesterol (nozes)

Possuem a maior quantidade de ácidos graxos poli-insaturados: 47 g em 100 g. Isso é ótimo, visto que as gorduras poli-insaturadas auxiliam na redução dos níveis de colesterol ruim, diminuindo o risco de doenças cardíacas e derrames. Um estudo envolvendo 365 pessoas constatou que aqueles que consomem 40 g diárias de nozes conseguem reduzir até 0,3 pontos no colesterol total em um mês.

2) Cansaço (castanha de caju)

Contêm duas vezes mais concentração de ferro do que um bife, ajudando a carregar oxigênio pelas células do sangue, melhorando o cansaço e a concentração. Também é fonte de triptofano e zinco. O zinco auxilia o cérebro a modular o humor, enquanto o triptofano está relacionado com a vitamina B3, que ajuda na produção da serotonina, o hormônio do bem-estar. A castanha de Caju tem 4,9 mg de triptofano em 100 g.

3) Gripes e resfriados (noz pecã)

Apenas 5 pecãs contêm cerca de 1/5 da dose diária recomendada de zinco, que é essencial para o funcionamento das células de defesa do sangue, que brigam contra vírus e bactérias.

4) Prevenir câncer (castanha do Brasil)

Em terra de selênio, a castanha do Brasil (Pará) é rainha. O selênio é um mineral que ajuda a tireoide a produzir hormônios T3 e T4 corretamente, ou seja, a chances de ocorrer um hipotireoidismo são reduzidas. Também protegem as células, reduzindo o risco de desenvolver vários tipos de câncer.

5) Diabetes (amêndoas)

Rica em fibras e sem carboidratos, as amêndoas reduzem o índice glicêmico da refeição da qual fazem parte, ao mesmo tempo, que o magnésio regula o açúcar no sangue. Excelente para dietas com restrição de leite e derivados. Dessa forma, são as mais ricas em cálcio entre as castanhas, com cerca de 248 mg em 100 g. Também são incríveis quando se trata de vitamina E, que age na redução do processo de dano celular e ajuda na ação de proteção do coração.

6) Saúde (avelãs)

Rica em gorduras monossaturadas, que são amigas do coração, é uma fonte natural de vitamina E, que protege as células. Assim como, ajuda a reduzir o risco de câncer de cólon e reto em 40%. As avelãs contêm muita fibra: cada 100 g possui 10,4 gr. Ainda contêm fibra, cálcio, magnésio, zinco, ácido fólico e biotina, logo, estamos falando de um alimento saudável e muito completo.

7) Reduzir o colesterol (macadâmias)

Por fim, quando se fala em ácidos graxos monoinsaturados, a macadâmia está no topo entre todas as castanhas. As gorduras monoinsaturadas, também presentes nos óleos vegetais, têm características anti-inflamatórias e ajudam na redução do colesterol ruim.

Já conhece os nossos produtos? 

Por fim, não esqueçam de nos seguir em nossas redes sociais para dicas, receitas, novidades e promoções: Facebook e Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *