Leite de amêndoas caseiro.
09/03/2020Massaranduba UFC consome Castan & Nuts.
10/03/2020Mas afinal, amêndoas e castanhas, por que essas delícias devem fazer parte da sua dieta?
Os frutos oleaginosos são frutos secos cuja parede externa se torna rígida com o amadurecimento. Os mais consumidos a nível mundial são a AMÊNDOA, AVELÃ, CASTANHA DO BRASIL, CASTANHA DE CAJU, MACADÂMIA e NOZES.
Esses frutos contém uma variedade de nutrientes e fitoquímicos e seu consumo tem sido associado a benefícios cardiovasculares. Isso porque são boas fontes de gorduras ditas “saudáveis” – as gorduras mono e poli-insaturadas.
Além dessas gorduras “boas” elas contem uma variedade de outros componentes que tem efeito cardioprotetor como fibras, vitamina E, selênio, magnésio, potássio e beta-sitosterol.
Quatro grandes estudos populacionais mostraram uma relação inversa e de dose resposta entre consumo de oleaginosas e doença coronariana. Isso quer dizer que quanto maior o consumo, menor o risco de problemas no coração. Segundo a analise do conjunto desses estudos, existe uma redução de 37% do risco de morte por doença coronariana entre os que tinham o maior consumo, que girava em torno de 42,5 g ou mais por semana.
Uma das oleaginosas com aumento de consumo expressivo nos Estados Estados Unidos foi a AMÊNDOA. Até porque a Califórnia é responsável por 70% da produção mundial desse fruto.
Dados americanos indicam que o consumo per capita por ano passou de 190,5 g nos anos 80 para 1.070 g por ano em 2017. Muitos estudos americanos tem avaliado o benefício das AMÊNDOAS para saúde e mais recentemente foi publicada uma revisão sistemática sobre o seu consumo e marcadores de risco cardiovascular.
O consumo acima das 42,5 g por semana (cerca de 35 amêndoas por semana) foi associada a:
– redução dos níveis de colesterol total;
– redução dos níveis de LDL-colesterol;
– perca de peso ( média de 1,4 kg a menos do que quem consumia pouco ou não consumia);
– redução da glicemia em jejum.
O benefício foi verificado nas pessoas que eram saudáveis mas também naquelas com elevado risco cardiovascular.
Já conhece os nossos produtos?
Por fim, não esqueçam de nos seguir em nossas redes sociais para dicas, receitas, novidades e promoções: Facebook e Instagram.