avelã da aveleira, avelaneira ou avelãzeira (Corylus avellana), que é um arbusto da família Betulaceae, possui folhas ovais e caducas. As flores não apresentam perianto, cada bráctea apresenta de quatro a oito estames e as inflorescências são pistiladas.  O fruto é uma noz , produzidas em cachos de 1 à 5 juntos. Uma aveleira produz de 6 a 12 kg de avelãs por ano dependendo das condições climáticas, de cultivo e da cultivar. A colheita é realizada no outono, por meio da coleta de frutos no chão, que se abrem naturalmente.

Cresce naturalmente em quase toda a Europa, Ásia Menor (da sua origem, margens do Mar Negro) e parte também da América do Norte. A avelã consiste em um fruto mais ou menos esférico a ovoide, lenhoso e indeiscente, cuja casca é extremamente resistente. Em seu interior, encontra-se a semente comestível, de sabor levemente adocicado e algo oleaginosa. A avelã é consumida ao natural, ou usada em doces, normalmente associada ao chocolate, ao qual acrescenta um sabor muito apreciado. Também é muito utilizada pela medicina e indústria dos cosméticos.

A planta é bastante resistente ao frio, porém, devido ao fato de a floração ocorrer no inverno, devem ser evitadas regiões com temperaturas extremamente baixas neste período (-10ºC), o que não é comum no Brasil. A aveleira pode ser propagada por sementes mergulhia e por rebentos que brotam do tronco.

A aveleira , onde existem centenas de espécies, porém a mais cultivada é a da foto, a espécie Corylus avellana. Atinge entre 3 e 8 metros de altura.

Na Roma Antiga cada fruto seco tinha um significado especial e o da avelã era o de evitar a fome. Assim, quando a colocamos na mesa no Natal é mais do que um simples alimento, é um antigo costume romano que promete a ausência de fome. Atualmente, em Nova Iorque, um costume e tradição, encontramos vendedores nas ruas vendendo a avelã assada, especialmente, na época do Natal.

Na ordem, os maiores produtores mundiais são: Turquia, Itália, EUA, Azerbaijão, Geórgia, Irã, China e Espanha.

Um fruto esférico, lenhoso e casca extremamente resistente. A semente comestível encontra-se no interior coberta por um invólucro.

Propriedades e Benefícios

A avelã é um fruto saudável, contém nutrientes importantes, como vitaminas, minerais, proteínas, fibra e gorduras saudáveis. A avelã dispõe de um elevado conteúdo de gordura (48-66 por cento), pelo que é muito aproveitada como matéria oleaginosa para objetivos alimentares e industriais. Em 100 g temos de 600-680 calorias.

Entre 15 e 20 avelãs, devido ao seu elevado teor de proteínas e de gorduras, podem levar à substituição de uma refeição completa, mesmo não sendo indicado. O proveito é ainda muito maior se tiverem sido trituradas num liquidificador, raladas ou moídas. Nesta forma, as avelãs desempenham um papel importante na alimentação dos diabéticos e auxílio para o emagrecimento supervisionado por um profissional da nutrição.

A avelã é utilizada para a elaboração de produtos de grande riqueza alimentar, como o leite de avelã, manteiga de avelã, pasta de fruta de avelã, pastéis de avelã e biscoitos de avelã. Podemos consumir a avelã in natura (mastigando bem) ou em conjunto com outros alimentos conforme citados acima. É muito utilizada e associada a indústria dos chocolates, como podemos encontrar em algumas marcas famosas como Ferrero Rocher e Nutella. 

A avelã in natura pode ser um fruto seco ideal em dietas de emagrecimento, já que é pobre em ácidos graxos saturados, o que significa que também é muito positiva contra o colesterol alto.

É rica também em ácidos graxos insaturados, o que significa que é um fruto seco muito bom para combater ou prevenir a aparição das doenças cardiovasculares.

No que se refere às principais vitaminas e minerais que encontramos nas avelãs, destacam a vitamina E, A e ácido fólico, além de cálcio e magnésio.

Dado seu conteúdo em fibra, ajudam em casos de prisão de ventre, ao mesmo tempo em que sua contribuição calórica pode ser muito boa para combater o cansaço e a fadiga.

Além disso, pode converter-se em um fruto seco indicado para as pessoas que sofram alguma doença cardíaca, assim como para reduzir os níveis de colesterol.

Abaixo à esquerda, avelãs naturais prontas para o consumo. Ao lado as avelãs da Castan & Nuts embaladas à vácuo.

[ngg src=”galleries” ids=”29″ display=”basic_thumbnail” thumbnail_crop=”0″]

Já conhece os nossos produtos? 

Não esqueçam de nos seguir em nossas redes sociais para dicas, receitas, novidades e promoções: Facebook e Instagram.